Ainda sem um Centro de Convenções público, mas já provido de espaços para acolher eventos de diferenciados portes, Guarujá é único destino do litoral paulista que possui dois resorts de elevado padrão.
Vencedor consecutivo do Prêmio Caio Região Sudeste, na categoria “Destino para eventos de médio e pequeno porte”, Guarujá, que está localizada próxima dos principais polos emissivos do país e conta com atributos fortes para ser reconhecido como palco ideal para MICE – Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions, especialmente na retomada dos eventos sociais e corporativos.
Segurança

“Segurança e determinação são as palavras que sintetizam nossa resiliência e tenacidade no enfrentamento desta crise, em nosso segmento”. Com esta afirmação, Sergio Souza, diretor Comercial do Casa Grande Hotel & Resort Spa resume o enfrentamento da crise desde o início da pandemia da COVID-19.
Foto: Sergio Souza – diretor Comercial do Casa Grande Hotel & Resort Spa
João Carlos Pollak, gerente geral do Sofitel Guarujá Jequitimar, skålega e ex-presidente do Guarujá Convention & Visitors Bureau, que adota a marca Visite Guarujá, concorda.
“O segmento de hotéis foi fortemente impactado em 2020 com a crise causada pelo Coronavírus e conosco não foi diferente”, lembra Pollack. Quatro meses fechado, o Sofitel Guarujá Jequitimar reabriu em 1º de agosto, seguro de manter a oferta do serviço de excelência, respeitando todos os protocolos criados pela Accor para obtenção dos selos #ALLSAFE e Bureau Veritas. “Nosso foco é a segurança de todos, colaboradores e hospedes. Resiliência e adaptações da estrutura e forma de operar foram consequências para superar este momento que ainda não findou”, avalia.

O Casa Grande Hotel também está preparado para a retomada plena da hospedagem. Dentro dos parâmetros protocolares estabelecidos pelo Ministério do Turismo e Anvisa, por enquanto trabalha com 60% do inventário. Ágil na criação dos protocolos de higiene adotados, o Sofitel Guarujá Jequitimar e Accor adotaram parâmetros que são ainda mais rigorosos que os definidos pela Organização Mundial da Saúde – OMS e órgãos governamentais, com foco no treinamento de todos os colaboradores e na conscientização/embaixadores.
Pollack informa que foram feitos investimos em equipamentos de segurança e materiais de higiene; novas sinalizações; higienização das áreas com maior frequência; totens e dispensers de álcool em gel em todas as áreas comuns; aferição de temperatura nas entradas de hóspedes e colaboradores; tapetes sanitizantes; uso da máquina de limpeza Rainbow para estofados de poltronas e sofás e kit hóspede no check in contendo máscara de tecido, álcool em gel e lenço sanitizante.

Nos quartos, são seguidos todos os protocolos de limpeza, com produtos aprovados pela Anvisa; capas protetoras de pvc para colchões e travesseiros. Para complementar, a máquina de tratamento UV é ativada.
Bastidores
Nos bastidores, equipes 100% treinadas; uso de EPIs nas áreas de serviços dos colaboradores, restaurantes e spa – as quais também sofreram adaptações e investimentos, de forma a manter todos os locais seguros e alinhados aos protocolos de saúde e higiene. Ao final do procedimento, a camareira coloca um tag na maçaneta como sinal de que o quarto foi descontaminado e está pronto, lacrado para a entrada do cliente.
“Estamos prontos para receber nossos clientes com segurança, sorriso nos olhos e muito carinho”, garante o gerente geral do Sofitel Guarujá Jequitimar.
Eventos
Ambos os empreendimentos adotam procedimentos para realização de eventos sociais e corporativos híbridos ou somente presenciais; possuem equipes preparadas para receber eventos em formatos, montagens e serviços que atendam aos novos protocolos, a exemplo do distanciamento e serviço de alimentação personalizado.
Além disso, dispõem de espaços diferenciados ao ar livre como possibilidade à escolha dos clientes e organizadores.
Comunicação
Quem navega no site e nas redes sociais dos dois empreendimentos identifica estratégias de comunicação que focam na divulgação dos protocolos e procedimentos adotados, acrescida, no caso do Sofitel, de conteúdo aspiracional e saudosista também.
Como hotel integrante da rede Accor, o Sofitel Jequitimar Guarujá segue a estratégia de comunicação do grupo, elaborada de acordo com estudos de comportamento para cada fase da pandemia e somada aos valores da empresa. “Uma comunicação sempre muito transparente, verdadeira e com a sensibilidade que o momento nos pede. Reforçamos a solidez e confiança da marca, o pioneirismo e espírito inovador do Grupo. Compartilhamos os novos protocolos e como os nossos serviços foram adaptados”, descreve Pollack.
Luxo e natureza
As paisagens paradisíacas da costa paulista estão a pouco mais de uma hora de carro da capital paulista e a 15 minutos de helicóptero.
Além da diversidade e dimensão dos espaços de pequenos, médios e grandes eventos, equipamentos modernos, excelente gastronomia e toda diversão nos resorts – infraestrutura de esporte e lazer, piscinas, entre outros – o destino Guarujá conta com uma oferta receptiva qualificada, proporcionada pelos associados ao www.visiteguarijá.com.br.
A pandemia ensina
“Aprendemos que nossa capacidade de nos reinventar, de reiniciar, de evoluir e de nos reestruturar é maior do que pensávamos. E saímos, do ápice desta crise, melhores e mais obstinados por atender bem e melhor servir” – Sergio Souza.
“Mantivemos reuniões das equipes e nunca perdemos o vínculo com nossos colaboradores e hóspedes. Isso fez com que todos — colaboradores e hóspedes — se mantivessem conectados com o momento da empresa e as perspectivas de retomada. A agilidade de reação às mudanças, desaprendendo e reaprendendo novas formas de se trabalhar e interagir foram fundamentais” – João Carlos Pollak.
Perspectivas para 2021
“Continuaremos a ser uma das melhores opções para os paulistanos e paulistas que buscam relaxar a lazer ou a negócios. Como a grande maioria também tem a possibilidade de trabalhar e estudar on line, é possível conciliar isso com momentos de lazer e junto à família em nosso resort. Disponibilizamos reserva do Room Office para os clientes que precisam se concentrar no trabalho ou nos estudos” – João Carlos Pollak.
“A intensidade dessa luz é um farol em meio a uma forte neblina, que nos direciona para um cenário de recuperação a médio e longo prazo. Mas sabemos da capacidade infinita do Brasil de superar crises e acreditamos que será mais uma superação que iremos atingir, com um pé na realidade dos fatos e um olhar incansável para o futuro” – Sergio Souza.
G20
Segundo Sergio Souza, que também é o presidente da Resorts Brasil, “o fato de maior relevância para toda a cadeia de resorts, hotelaria e turismo foi o processo de união de todas as associações hoteleiras e não hoteleiras. Isso culminou com a criação do G20+, uma ampla frente de toda a cadeia em defesa da nossa sobrevivência e recuperação do Turismo Nacional”.